ABRAFHA

Fake News!

FAKE NEWS é uma notícia falsa. O termo acabou se popularizando durante as eleições dos Estados Unidos em 2016, na qual Donald Trump se tornou presidente.

As notícias fraudulentas circulam   na Internet, nas mídias sociais, nos portais de comunicação online e sites que são plataformas de fácil acesso e, portanto, mais propícias à propagação de notícias falsas. 

É fácil acreditar em algo que parece real, mas não é – e as  pessoas com mais de 60 anos, se transformaram no público-alvo das chamadas Fake News. 

Recentemente, circulou nas redes sociais, uma mensagem dizendo que uma lei obriga as empresas de aviação a conceder o desconto de aproximadamente 50% nas passagens aéreas vendidas para pessoas maiores de 60 anos e que para isso elas precisam apenas avisar com 72 horas de antecedência e provar a idade com documentos. É #FAKE, ou seja , notícia falsa !!!

A Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra) afirma que a informação não procede. Explica que atualmente vigora no país o regime de liberdade tarifária para o setor aéreo, disposto no artigo 49 da Lei nº 11.182/2005. De acordo com a norma, cada empresa aérea pode estabelecer suas tarifas, considerando as condições de mercado.

“A legislação em vigor prevê gratuidade ou descontos para idosos em viagens interestaduais apenas para o transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário: é o que consta no artigo 40 da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), e nos artigos 34 e 35 do Decreto nº 9.921/2019. 

Há propostas legislativas em tramitação que buscam estender o benefício ao setor aéreo, entretanto, nenhuma foi aprovada até o momento. 

DICAS PARA IDENTIFICAR FAKE NEWS

– avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo: muitos sites publicadores de FAKE NEWS têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, verifique o endereço e se o site é confiável. Também veja se outros conteúdos do site também são duvidosos; 

 – observe a estrutura do texto: sites que divulgam FAKE NEWS  costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação; 

– preste atenção na data da publicação: veja se a notícia ainda é relevante e está atualizada; 

– leia além do título e do subtítulo: leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto; 

– pesquise em outros sites de conteúdo: duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja sendo divulgada; 

– veja se não se trata de site de piadas: alguns sites de humor usam da ironia para fazer piada;

 – só compartilhe após checar se a informação é correta, converse com outras pessoas antes de passar a informação adiante : não compartilhe conteúdo por impulso, seja responsável.

Veja mais detalhes sobre o assunto em : 

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2022/04/04/e-fake-que-idosos-tem-50percent-de-desconto-na-passagem-aerea-garantido-por-lei.ghtml

Você também pode gostar

plugins premium WordPress
Precisa de ajuda?