Melhor idade nas eleições
TODO VOTO IMPORTA é o nome da campanha que quer incentivar a participação do eleitorado da melhor idade nas eleições : o primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro e o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerá em 30 de outubro, último domingo do mês.
Um vídeo chamando os idosos, já começou a ser veiculado em emissoras de rádio e televisão de todo o país, em veículos de instituições parceiras e nos perfis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e redes sociais.O objetivo é estimular eleitoras e eleitores com mais de 70 anos – para os quais o voto é facultativo – a se envolverem ativamente no processo de escolha de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.
A nova campanha do TSE se soma a uma série de iniciativas promovidas pela Justiça Eleitoral (JE) para que todos os públicos compareçam e votem nas eleições. Em ações anteriores, a JE incentivou o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos. Agora, o foco é o eleitorado da melhor idade.
Cresce o número de eleitores idosos, com nível superior e do sexo feminino
O eleitorado brasileiro, seguindo uma tendência, tem mais idosos e menos jovens a cada eleição. Em 2002, havia 24,4 milhões de jovens de 16 a 24 anos cadastrados no TSE e este número caiu para 22,2 milhões em 2022, enquanto o número de idosos de 60 anos e mais passou de 15,2 milhões em 2002 para 30,6 milhões em 2022.
Veja o vídeo da campanha e mais informações em: