ABRAFHA

Alexa e robôs

Assistentes virtuais e até robôs são as novas companhias para as pessoas idosas 

A tecnologia trouxe às nossas vidas maneiras de nos comunicarmos, que eram vistas antes somente nos filmes de ficção. Coisas impossíveis aos nossos olhos e que hoje são consideradas comuns, estão presentes no cotidiano, como usar um telefone celular para fazer e receber chamadas de vídeo, ou trocar mensagens instantâneas com quem vive em outro país. Mas as inovações constantes vão bem além disso e já acontecem na prática com o uso de robôs domésticos que funcionam como assistentes virtuais. Há modelos  comercializados por grandes  empresas no exterior e que vem servindo para oferecer suporte emocional para quem está envelhecendo e quer companhia. 

No estado de Nova Iorque, nos EUA, por exemplo, cerca de 800 dispositivos robotizados estão sendo doados por um programa de assistência aos idosos que cadastra e monitora àqueles que moram sozinhos  De acordo com os idealizadores do projeto, estes aparelhos, focam na saúde oferecendo lembretes de medicamentos, sugerindo atividades físicas e ajudando na conexão com familiares e amigos, promovendo a socialização por meio da interatividade. 

Dispositivos com o comando de voz também possuem funções que auxiliam no cotidiano das pessoas idosas 

Você com certeza já deve ter ouvido falar dos dispositivos virtuais que possuem inteligência artificial e possibilitam ao usuário diversos comandos por meio da voz. Existem inclusive alguns aplicativos para smartphones que substituem a digitação, uma tecnologia mais interativa e fisicamente acessível para pessoas acima dos 60 anos, por exemplo, com problemas de visão ou mal de Parkinson.

Há também equipamentos em formato de caixa de som como a mundialmente conhecida assistente virtual Alexa, da empresa norte americana Amazon, que entre as muitas funções, pode reproduzir a música preferida, dar informações históricas, avisar sobre a previsão do tempo, lembrar o horário de tomar remédios, fazer lista de tarefas e até ligar a TV e apagar as luzes da casa, já que software também é compatível com outros sistemas. 

Uma pesquisa revelou que a Alexa tem sido usada ultimamente para distrair e combater a solidão de idosos com mobilidade reduzida ou que perderam seus entes queridos, sendo que a pandemia intensificou esse isolamento social, provocando inclusive a depressão. 

Cuidando da saúde e segurança das pessoas idosas que estão distantes 

A assistente virtual pode ser usada para cuidar à distância da segurança e saúde de outras pessoas. A função chamada “Care Hub” serve, por exemplo, para conferir se está tudo bem com um parente, que por sua vez pode usar a assistente para contatos de emergência O recurso pode ser útil em casos de acidentes que dificultem a locomoção ou o uso de um telefone. 

No ano passado, a Amazon anunciou que estava preparando funcionalidades que incluíssem a Alexa na rotina de hospital e lares de idosos. Agora, esse serviço já está disponível nos Estados Unidos e se chama “Alexa Together”. A novidade é que em sua versão paga, o dispositivo também pode ser utilizado por cuidadores para que consigam acompanhar continuamente aqueles que estão sob sua responsabilidade.

#idosos #assistentevirtual #comandodevoz #idosostecnologia #saudeidosos #solidaoidosos #companhiaidosos #alexa #idosossozinhos

Referências : tecmundo.com.br/ | techtudo.com.br/ | uol.com.br/

Você também pode gostar

plugins premium WordPress
Precisa de ajuda?